PROJETO UM NOVO OLHAR


CMEJA – Projeto “Um novo olhar”

Instruções

  • As aulas de História, dentro do projeto “Um novo olhar” do CMEJA/Fátima deverão proporcionar aos educandos uma visão geral do mundo atual, e para alcançarmos esse objetivo, além do currículo oficial de História, deveremos trabalhar com textos sobre os Temas Transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais, com diversões que melhorem o raciocínio e com atividades diversificadas envolvendo as artes em gerais, como: cartazes; histórias em quadrinhos; charges; análises de fotos, filmes, documentários, músicas, poemas, rap´s, desenhos, clipes; etc.
  • Os temas transversais são: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo. Você poderá trabalhar com material fornecido pelo professor ou providenciar o seu próprio material. O importante é você produzir algo novo, com a sua cara.
  • É indispensável para o sucesso deste projeto e das nossas aulas uma postura de responsabilidade com liberdade, isto é, todos terão liberdade para produzir desde que não atrapalhem o bom andamento da escola e da sala de aula, e trate a todos com respeito.
  • O aluno também será estimulado a executar um projeto em sua comunidade para resolver de fato um problema por ele detectado, é uma maneira de valorizar as pequenas ações que podem mudar a vida de pessoas e comunidades.
  • As nossas aulas transcorrerão como oficinas, ao terminar a atividade curricular, você poderá escolher outra atividade que queira desenvolver, desde que não atrapalhe os colegas e a atividade seja construtiva.
  • Todas as atividades mensais serão reunidas em um portfólio, que valerão 60% da nota do bimestre.
  • O restante da nota será assim distribuído:
30% - para exposições e projetos,
10% - auto-avaliação.
  • As atividades serão avaliadas através de conceitos;
A – para atividades completas, com aproveitamento do conteúdo, estética, e disciplina satisfatórios entregues no dia determinado – valor de 80 a 100% da nota;
B - para atividades completas, com aproveitamento do conteúdo, estética, e disciplina satisfatórios entregues na semana determinada – valor de 60 a 80% da nota;
C - para atividades completas, com aproveitamento do conteúdo, estética, e disciplina satisfatórios entregues além da semana determinada – valor de 50 a 60% da nota.
  • Utilizando o texto-base oferecido pelo professor, o aluno poderá escolher entre as opções 1, 2 ou 3 para executar a atividade proposta. Poderá também sugerir uma outra atividade e negociá-la com o professor.