9º ANO - PROJETO UM NOVO OLHAR


Atividade nº 1 do 1º bimestre do 9º ano
A Era Vargas


- Atividades Curriculares:
  • A Era Vargas – 4 textos

- Vídeos assistidos:
  • Brasil 500 anos – O Brasil República na TV
- A Era Vargas

- Desenvolvimento de projetos comunitários

- Diversões realizadas

- Tema Transversal:
  • Saúde

- Exposição das resenhas sobre o tema transversal Saúde

OBS: A atividade deverá ser finalizada da seguinte maneira:
- capa com desenho colorido e título original relacionados com o assunto;
- contra-capa com:
a) cabeçalho:
CMEJA – Núcleo Fátima
Atividade nº 1 do 1º bimestre
A Era Vargas
9º ano – Data: ____/____/____
Aluno:____________________

b) apresentação da atividade, texto com um mínimo de 10 linhas;

c) explicações do desenho e do título da capa;
- as suas produções;
- uma página de arte e criatividade relacionada com o tema;
- a sua conclusão: texto com um mínimo de 10 linhas e
- a sua ficha de avaliação .

9º ano  – 1º bimestre – Atividade 1 – Texto 1
A Revolução de 1930 e a Era Vargas

     No ano de 1930, ocorrem grandes mudanças no Brasil. O presidente Washington Luís foi deposto por uma revolução liderada por Getúlio Vargas, que pos fim à República Velha e deu início à chamada Era Vargas. A campanha eleitoral para a sucessão do presidente Washington Luís provocou a divisão da oligarquia dominante e foi o estopim da revolução que derrubou a República Velha. Washington Luís, ligado à oligarquia de São Paulo, indicou como sucessor o paulista Júlio Prestes, que garantiria a continuidade da política de valorização do café.
     Os mineiros, que esperavam a indicação de Antonio Carlos, presidente de Minas Gerais (na época, o dirigente do Estado não se chamava governador, mas sim presidente), romperam sua aliança com São Paulo. E, com o Rio Grande do Sul e a Paraíba, criaram um novo partido, a Aliança Liberal, que lançou a candidatura de Getúlio Vargas, ex-ministro da Fazenda e presidente do Rio Grande do Sul. O candidato a vice-presidente era o paraibano João Pessoa. A Aliança Liberal concentrou suas forças nos grandes centros urbanos, buscando, assim, a adesão da burguesia industrial, do operariado e dos líderes tenentistas. Em março de 1930, Júlio Prestes foi declarado vencedor das eleições, mas a ala mais radical da oposição, alegando fraude eleitoral, iniciou a organização de um movimento para derrubar Washington Luís. Em julho do mesmo ano, o assassinato de João Pessoa, no Recife, contribuiu para dar mais força à oposição. Tropas do Rio Grande do Sul marcharam em direção ao Rio de Janeiro. No Nordeste, a rebelião teve à frente Juarez Távora. O presidente Washington Luís foi deposto (24 de outubro). Formou-se uma junta militar (Tasso Fragoso, Mena Barreto e Isaías de Noronha), e, no dia 3 de novembro, Getúlio Vargas assumiu o poder.
01. No ano de 1930, ocorre uma grande mudança na História do Brasil. Explique que mudança foi essa.

Era Vargas   -    No decorrer dos quinze anos em que governou o Brasil, Getúlio foi chefe do Governo Provisório
(1930-1934); presidente eleito por via indireta de um governo constitucional (1934-1937) e ditador no Estado Novo (1937-1945).
02. Quais as três fases do governo Vargas?

O governo provisório (1930-1934)   -    Com a dissolução do Congresso Nacional, das Assembléias Estaduais e das Câmaras Municipais, interventores foram nomeados para os Estados, com amplos poderes. Criaram-se dois novos ministérios, o do Trabalho, Indústria e Comércio e o da Educação e Saúde. Foi implantado rígido controle dos meios de comunicação e dos sindicatos, que, para funcionar, precisavam da autorização do Ministério do Trabalho. Foram aprovadas algumas leis trabalhistas: regulamentação do trabalho feminino e infantil; descanso semanal remunerado; férias remuneradas; e jornada de trabalho de oito horas diárias.
03. Analise a frase, “com a dissolução do Congresso Nacional, das Assembléias Estaduais e das Câmaras Municipais, interventores foram nomeados para os Estados, com amplos poderes,” e responda se o governo provisório de Vargas era democrático ou não e justifique sua resposta.
04. Cite algumas leis trabalhistas criadas logo após a Revolução de 1930.
05.  Produza um desenho colorido sobre o tema da aula e explique-o

Opção 2
Responda as 4 primeiras questões produzindo 4 desenhos coloridos e explicados.

Opção 3
Produza 2 poemas ou 2 rap’s , um para a Revolução de 1930 e outro para o Governo Provisório de Vargas e comente-os.

9º ano  – 1º bimestre – Atividade 1 – Texto 2
A Revolução de 1930 e a Era Vargas

A Revolução Constitucionalista de 1932    
     Com a Revolução de 1930, São Paulo perdeu sua hegemonia na política nacional, e até mesmo o governo do Estado passou para o controle de Getúlio. Em 1932, tentando retomar o poder, os paulistas desencadearam um movimento revolucionário.
     Os Partidos Democrático e Republicano Paulista se uniram, formando a Frente Única, que exigia a autonomia política para São Paulo e a reconstitucionalização do País, com a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte, já que a revolução havia declarado extinta a Constituição de 1891. Vargas marcou o dia para a eleição dos membros da Assembléia Constituinte, mas a oligarquia paulista continuou reagindo, pois queria controlar o poder e fazer uma política efetivamente favorável ao café. Em uma das manifestações contra o governo, foram mortos na cidade de São Paulo os estudantes Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo, o que deu origem à sigla MMDC. Em 9 de julho eclodiu a Revolução Constitucionalista. As forças paulistas foram comandadas pelo general Isidoro Dias Lopes. Depois de cerca de três meses de revolução, os paulistas foram derrotados pelas tropas federais.
01. Sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, responda resumidamente:
a) O que foi?
b) O que os revolucionários reivindicavam?
c) De onde surgiu a sigla MMDC, que passou a ser símbolo da revolução de 1932?
d) Por que a oligarquia paulista continuou lutando contra o governo, mesmo depois de Getúlio Vargas ter marcado a data para a eleição da Assembléia Constituinte?
e) Como terminou?

A Constituição de 1934   
Características principais da Constituição de 1934: 
_ Autonomia dos Estados.
_ Mandato presidencial de quatro anos, sendo o primeiro eleito por via indireta.
_ Voto universal secreto, com direito de voto à mulher.
_ Salário mínimo, jornada de oito horas de trabalho, descanso semanal e férias remuneradas.
_ Proibição do trabalho de menores de 14 anos de idade; indenização por dispensas sem justa causa.
_ Deputados classistas.
02. Em 1934, uma nova Constituição foi promulgada no Brasil. Cite algumas de suas características.

Opção 2
Produza 4 tirinhas, uma para a Revolução Constitucionalista e as outras 3 sobre as 6 características da Constituição de 1934, cada uma com 3 quadrinhos.

9º ano  – 1º bimestre – Atividade 1 – Texto 3
 A Revolução de 1930 e a Era Vargas

     O governo constitucional (1934-1937)   -    A Assembléia Constituinte elegeu o presidente da República, e Getúlio foi confirmado no cargo, agora como presidente constitucional. Surgem nesse período duas correntes político-ideológicas antagônicas: Ação Integralista Brasileira (AIB), fascista, líder: Plínio Salgado. Aliança Nacional Libertadora (ANL), marxista, liderada por Luís Carlos Prestes, chefe do Partido Comunista.
     Em 1935, a ANL dá início à Intentona Comunista, tentativa de tomar o poder e instalar o socialismo. O movimento fracassou e os revolucionários se entregaram. Derrotada a rebelião, o governo de Vargas deu início a uma feroz repressão política. Usando a insurreição comunista como justificativa, Getúlio suspendeu a Constituição de 1934, a mais liberal que o Brasil já tivera. Em 1937, às vésperas das eleições presidenciais, sob o pretexto de proteger o Brasil das ameaças totalitárias, Vargas deu um golpe de Estado, tornando-se ditador.
01. Por que Getúlio Vargas continuou governando o Brasil depois de 1934?
02. Quais as forças políticas que surgiram no Brasil no período de 1934 a 1937 e quais eram suas características e líderes?
03. Usando a Intentona Comunista como pretexto, o que fez Getúlio Vargas em 1937?

     Estado Novo: ditadura e trabalhismo   -    A Constituição outorgada de 1937 legalizava a ditadura e a centralização do poder nas mãos de Vargas. Nesse período, ocorreu a expansão industrial, principalmente a indústria de base, e a retomada do crescimento das exportações nacionais, devido à Segunda Guerra Mundial. Por isso, a maioria da classe dominante apoiou a ditadura.
     Também houve apoio da classe média urbana, que, por ser conservadora, ficava tranqüila ante a repressão aos comunistas e era beneficiada com a ampliação dos empregos. O alto comando do Exército, por sua vez, participava das decisões governamentais nos conselhos técnicos e, por isso, sustentou a ditadura.
     Houve a desorganização das camadas populares em decorrência da repressão policial e do controle estatal dos sindicatos de trabalhadores, e, por outro lado, as leis trabalhistas "ganharam" setores dos trabalhadores urbanos, que, por isso, apoiaram Vargas. A propaganda nacional passou a ser controlada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Ocorreram também: a extinção dos partidos políticos, censura da imprensa, dissolução do Congresso e nomeação de interventores estaduais.
     No plano econômico, ocorreu a criação da Companhia Siderúrgica Nacional e início das pesquisas de petróleo, em Lobato, na Bahia.
04. Como se chamou o período em que Getúlio Vargas governou o Brasil como ditador?
05. Por que apoiaram a ditadura de Vargas:
a) a classe dominante?
b) a classe média?
c) setores do operariado?
06. Havia liberdade sindical e política durante o Estado Novo? Por quê?
07. Em 1937, Getúlio Vargas outorgou uma nova Constituição para o Brasil, a qual legalizou ____ e centralizou ____.  
08. No campo da economia, houve alguns destaques durante o Estado Novo. Cite medidas do governo nessa área.

Opção 2
Utilizando a técnica do auto-retrato, produza um texto onde Getúlio Vargas conte como foi o seu governo constitucional e o Estado Novo. Seu texto deverá ter uma introdução, 6 parágrafos e uma conclusão, e deve ser escrito em primeira pessoa.

9º ano  – 1º bimestre – Atividade 1 – Texto 4
A Revolução de 1930 e a Era Vargas

     A redemocratização   -    A entrada do Brasil na Segunda Guerra criou uma situação contraditória: o Brasil lutava no exterior contra o fascismo, enquanto se mantinha, internamente num regime ditatorial inspirado nesse mesmo fascismo. As relações do governo com as Forças Armadas começaram a se deteriorar. As pressões externas, principalmente dos EUA, também contribuíram para o fim da ditadura.
     Vargas prometeu eleições gerais, diminuiu a censura da imprensa e permitiu a volta dos partidos políticos: PSD (Partido Social Democrático), criado por Vargas, tinha sua base eleitoral na força dos interventores estaduais, nos industriais, nos banqueiros e na aristocracia rural. UDN (União Democrática Nacional), que congregava os opositores do regime getulista, era também anticomunista e tinha como base eleitoral setores da classe média, empresárias e certas camadas dos militares. Participavam Júlio Mesquita Filho, Assis Chateaubriand, Armando de Salles Oliveira e o Brigadeiro Eduardo Gomes. PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), era liderado pelas burocracias sindicais, criadas pelo regime do Estado Novo. Idealizado por Getúlio, tinha a finalidade de servir de anteparo entre os trabalhadores e o Partido Comunista.
     Em 1945, as Forças Armadas, lideradas pelos generais Góis Monteiro e Eurico Gaspar Dutra, depuseram o ditador assumindo o governo José Linhares, presidente do Supremo Tribunal Federal.
01. Qual o fator externo que acelerou o processo de redemocratização no Brasil no fim do Estado Novo?
02. Quando Vargas permitiu a volta dos partidos políticos, quais os que se formaram no final do Estado Novo?
03. Como terminou o Estado Novo?
04. A propaganda política e um recurso utilizado pelos governos de todas os países. Que tipo de argumentos o governo usa para convencer a população? Qual o objetivo? O governo deve fazer publicidade? Justifique suas respostas.
05. Os sindicatos de trabalhadores devem ter total liberdade para agir, inclusive para decretar greves quando acharem necessário?  Ou devem se submeter às regras do governo? Justifique suas respostas.
06. O Estado brasileiro ainda deve interferir na economia para dinamizar o crescimento econômico? Explique.

Opção 2
Continue o auto-retrato de Getúlio Vargas, com 3 parágrafos.



Atividade nº 2 do 1º bimestre do 9º ano
Os governos populistas

- Atividades Curriculares:
  • Os governos populistas – 4 textos

- Vídeos assistidos:
  • Brasil 500 anos – O Brasil República na TV
- Uma cidade se faz do sonho

- Desenvolvimento de projetos comunitários

- Diversões realizadas

- Tema Transversal:
  • Meio Ambiente

- Exposição das resenhas sobre o tema transversal Meio Ambiente

OBS: A atividade deverá ser finalizada da seguinte maneira:
- capa com desenho colorido e título original relacionados com o assunto;
- contra-capa com:
a) cabeçalho:
CMEJA – Núcleo Fátima
Atividade nº 2 do 1º bimestre
Os governos populistas
9º ano – Data: ____/____/____
Aluno:____________________

b) apresentação da atividade, texto com um mínimo de 10 linhas;

c) explicações do desenho e do título da capa;
- as suas produções;
- uma página de arte e criatividade relacionada com o tema;
- a sua conclusão: texto com um mínimo de 10 linhas e
- a sua ficha de avaliação .


9º ano  – 1º bimestre – Atividade 2 – Texto 1 – Os governos populistas

     O populismo foi uma política de massas que buscava o apoio dos trabalhadores, possibilitando-lhes alguns ganhos, mas manipulando as suas aspirações. Garantia benefícios econômicos e sociais à medida que os interesses das classes dominantes eram atendidos. Essa política caracterizou o período de 1946 a 1964 no Brasil.
     O governo Dutra (1946-1950)  
     A Assembléia Nacional Constituinte promulga nova Constituição em 1946. Foi instituída a República presidencialista; Voto direto e universal. Três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Mandato presidencial: 5 anos; senadores: 3 por Estado (mandato de 8 anos); deputados: proporcionais ao número de eleitores (mandato de 4 anos). Manteve-se um Executivo forte e o corporativismo sindical.
     No governo Dutra ocorreu o crescimento da dívida externa, devido à entrada do capital estrangeiro no País, principalmente o norte-americano, e de empresas estrangeiras, que passaram a concorrer com a produção nacional. A partir de 1947, as importações passaram a ser controladas, permitindo-se apenas a entrada de produtos essenciais. Com o chamado Plano Salte. o governo passou a aplicar recursos em saúde, alimentação, transporte e energia.
     Na política externa ocorreu a aproximação com os Estados Unidos, alinhando-se o Brasil com o bloco capitalista, e rompimento de relações diplomáticas com a União Soviética. Como reflexo da guerra fria (conflito entre Estados Unidos, bloco capitalista, e União Soviética, bloco socialista), o PCB foi fechado e cassado o mandato de seus parlamentares (1947).
01. O  período de 1946 a 1964 no Brasil foi caracterizado por uma política que procurava se apoiar nos trabalhadores, mas para beneficiar as classes dominantes. Como se chamou essa política?
02. Em 1946, foi promulgada nova Constituição para o Brasil. Cite algumas de suas características:
03. Do ponto de vista econômico, como se caracterizou a governo Dutra?
04. Como se caracterizou a política externa brasileira no governo Dutra?
05. Entende-se por guerra fria:
(  ) Conflito entre países tropicais e países de clima frio.   
(  ) Conflito entre Estados Unidos (bloco capitalista) e União Soviética (bioco socialista).     
(  ) Conflito em que se desenvolveu grande  tecnologia armamentista, com armas de metal.   
06. Como decorrência da ______ , em 1947 o governo brasileiro fechou o ______ ( ___________) e cassou o _______ de seus parlamentares.

Opção 2
1 – Produza um título para o texto e justifique-o.
2 – Produza para cada parágrafo:
a) um título e uma justificativa,
b) um desenho colorido e explicado.


9º ano  – 1º bimestre – Atividade 2 – Texto 2 – Os governos populistas

Getúlio: outra vez no poder (1950-1954)     
     Apesar de sua deposição, Getúlio Vargas continuou tendo um grande prestígio. O apoio a Vargas era dado por setores nacionalistas das Forças Armadas, facções oligárquicas estaduais representadas no PSD, nova camada de tecnocratas do governo e massas urbanas. Em 1950, Getúlio Vargas foi eleito para a presidência da República, derrotando os candidatos da UDN (Eduardo Gomes) e do PSD (Cristiano Machado). Em 1953: criação da Petrobrás (monopólio da extração e da refinação do petróleo no Brasil). Essa medida gerou uma forte oposição ao seu governo, tanto por parte dos Estados Unidos quanto da UDN, cujo porta-voz era o jornalista Carlos Lacerda.
     Em 5 de agosto de 1954, ocorre no Rio de Janeiro um atentado contra Lacerda, no qual  foi morto um dos seus acompanhantes, o major Rubens FLorentino Vaz, sendo acusado do crime Gregório Fortunato, elemento da guarda pessoal de Vargas. Após o crime da Rua Toneleiros, a situação tornou-se insustentável para Vargas. Em 24 de agosto de 1954, o presidente suicidou-se.
     Com a morte de Getúlio. assumiu o poder o vice-presidente, João Café Filho. Durante seu mandato, realizaram-se as eleições para o novo período presidencial, saindo vitorioso o candidato do PSD, Juscelino Kubitschek de Oliveira. Em novembro, Café Filho afastou-se do governo por motivos de saúde, assumindo, então, o presidente da Câmara dos Deputados, Carlos Luz. Devido à derrota nas eleições presidenciais, alguns políticos udenistas passaram a advogar um golpe de Estado que impedisse a posse do candidato eleito. O ministro da Guerra, Henrique Teixeira Lott, defendeu a ordem constitucional e depôs Carlos Luz do cargo de presidente do Senado. Em seu lugar assumiu Nereu Ramos, que permaneceu no poder até a posse de Juscelino. em 31 de janeiro de 1956.
01. Em 1945, Getúlio Vargas tinha sido deposto da presidência da República. Entretanto, em 1950 ele voltou ao governo, desta vez eleito por voto direto. Por que isso ocorreu ?
02. Durante seu governo populista, Getúlio Vargas tomou uma medida que desagradou tanto aos Estados Unidos quanto a forças políticas internas, representadas no partido UDN. Que medida foi essa?
03. Um outro fato desgastou enormemente a imagem do presidente Vargas, levando ao fim de seu governo. Que fato foi esse?
04. O que fez Getúlio Vargas por causa da grande oposição a seu governo, em 1954?
05. Quem assumiu o governo depois da morte de Getúlio?
06. Quando ocorreram novas eleições presidenciais apos a morte de Vargas, quem foi eleito?
07. Coloque F para falso e V para verdadeiro:
( ) Quando Getúlio morreu, alguns setores udenistas passaram a defender um golpe de Estado.
( ) O ministro da Guerra, Marechal Lott, defendeu a Constituição e garantiu a democracia no País. 
( ) Antes de Juscelino Kubitscheck assumir a Presidência, o Brasil foi governado por Café Filho, Carlos Luz e Nereu Ramos. 
( ) Juscelino Kubitschek e Carlos Lacerda pertenciam ao mesmo partido político.

Opção 2
Produza 3 tirinhas, dos 3 quadrinhos cada, uma para cada parágrafo.

9º ano  – 1º bimestre – Atividade 2 – Texto 3 – Os governos populistas

A política desenvolvimentista nos anos JK (1956-1961)   -    Para governar Juscelino Kubitscheck lançou um Plano de Metas, baseado em investimentos em energia, transporte, alimentação, indústria de base e educação, entrada de capital estrangeiro, importaçáo de tecnologia, empréstimos no exterior.
     Grupos econômicos norte-americanos, europeus e japoneses instalaram indústrias no Brasil. As multinacionais aproveitavam a mão-de-obra abundante e a matéria-prima disponível enviando os lucros para o país de origem. Foram construídas a rodovia Belém-Brasília e as hidrelétricas de Furnas e de Três Marias, e criou-se a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Para financiar estes projetos houve grande emissão monetária, o que levou a altas taxas inflacionárias.
     Em seu governo, JK adotou um programa desenvolvimentista ("50 anos em 5"), inflacionário e rompeu com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Com isso a produção industrial cresceu cerca de 80%, destacando-se a indústria automobilística na região do ABC, no Estado de São Paulo.
     A industrialização ocasionou a migração em massa de nordestinos para o Sudeste e Centro-Oeste. Com isso ocorre o aumento da pobreza e da exclusão social, com novos desequilíbrios sociais se configurando.        
     A transferência da capital federal para Brasília (idealizada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer) foi a principal meta do governo JK, sua inauguração oficial foi em 21 de abril de 1960.
01. Coloque F para falso e V para verdadeiro:
Foram características do governo JK (Juscelino Kubitscheck), que presidiu o Brasil de 1956 a 1961:
(  ) Controle do processo inflacionário e estabilização monetária.   
(  ) Grande crescimento industrial, destacando-se a indústria automobilística.   
(  ) Criação da Sudene, da rodovia Belém-Brasília e das hidrelétricas de Furnas e Três Marias.  
(  ) Transferência da capital para o Rio de Janeiro.   
(   ) Programa desenvolvimentista, com o slogan "50 anos em 5".
02. Comente uma conseqüência negativa da industrialização no período JK.
03. Quem idealizou Brasília?
04. Um dos destaques do governo JK foi a elaboração do Plano de Metas. Esse plano tinha por objetivo grandes investimentos nas áreas de _______, ________, ________, _______ e ________.

     O rápido governo de Jânio Quadros (1961)   -    Com a maior votação já dada a um candidato até então foi eleito, para a sucessão de Juscelino, Jânio Quadros. A divida brasileira ultrapassava a dois bilhões de dólares e deveria ser paga no governo de Jânio, que iria até 1965. Jânio tentou uma política externa independente e procurou combater a inflação, restringindo os créditos, congelando os salários e incentivando as exportações.
     A condecoração com a Ordem do Cruzeiro do Sul do ministro das Relações Exteriores de Cuba, Ernesto Che Guevara. um dos líderes da Revolução Cubana, foi mais um dos motivos para a investida conservadora. Setores políticos de direita passaram a condenar o presidente, destacando-se Carlos Lacerda, governador do Estado da Guanabara. Jânio renunciou em 25 de agosto de 1961, alegando que "forças terríveis" o obrigavam a proceder dessa forma. Seu plano era ser reconduzido à presidência pelo povo e governar com mais poderes. Entretanto, seu ato causou decepção no país, e ele não conseguiu seu objetivo.
05. Quem foi eleito para suceder Juscelino? O que se destacou na sua votação?
06. Como estava o Brasil quando Jânio Quadros assumiu o governo?
07. Cite algumas medidas de Jânio Quadros quando foi presidente do Brasil.
08. Como terminou o governo de Jânio Quadros? Qual era a sua intenção ao renunciar ao governo? Ele conseguiu atingir seu propósito?

Opção 2
Produzir uma Cruzadinha, com uma expressão: Populismo, na vertical e 8 respostas de perguntas, que serão anotadas à parte, na horizontal.

9º ano  – 1º bimestre – Atividade 2 – Texto 4 – Os governos populistas

O colapso do populismo   -    Ameaça de guerra civil: após a renúncia de Jânio Quadros, os militares não aceitavam a posse do vice-presidente, João Goulart. Mas a Campanha da Legalidade, liderada pelo governador gaúcho Leonel Brizola, exige o cumprimento da Constituição, a qual determinava que o vice-presidente, João Goulart, assumisse o cargo de presidente, que estava vacante.
     As forças conservadoras implantaram o Parlamentarismo para diminuir o poder de Jango. Em janeiro de 1963, João Goulart realizou um plebiscito, em força do qual o Brasil voltou a ter o regime presidencialista. Jango aproximava-se gradualmente das correntes reformistas radicais (Leonel Brizola, Miguel Arraes e organizações nacionalistas de esquerda) e preparava um Programa de Reformas de Base: reformas agrária, universitária, eleitoral e urbana; nacionalização das empresas estrangeiras e o controle do lucro remetido para o exterior e criação do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT).
     No comício de 13 de março de 1964, em frente à estação da Central do Brasil, no Rio de Janeiro, o presidente assinou publicamente dois decretos: a encampação de todas as refinarias particulares de petróleo e a criação da Supra (Superintendência da Reforma Agrária). A "Marcha da Família com Deus pela Liberdade" foi organizada por setores conservadores da Igreja e do empresariado contra Jango. Em 31 de março, um golpe militar pos fim ao governo de Jango.
01. Após a renúncia de Jânio Quadros, o governo foi exercido por:
(  )João Goulart (   ) Castelo Branco (   ) Leonel Brizola (   ) Ranieri Mazzili
02. João Goulart governou inicialmente sob o regime:
(  ) Monárquico (  ) Presidencialista (  ) Parlamentarista  (  ) Ditatorial
03. Como se caracterizou o governo de João Goulart?
04. A reação conservadora contra o governo João Goulart tornou-se mais forte depois do comício de ____________, em frente à estação da ____________, no Rio de Janeiro. Nele o presidente assinou publicamente dois decretos: _____________ e ______________.
05. Contra Jango, o empresariado e os setores conservadores da Igreja organizaram a _________________________.
06. Como terminou o governo de João Goulart?

O Golpe de 31 de março de 1964   -    Em 31 de março, os generais Olímpio Mourão Filho e Carlos Luís Guedes sublevaram suas tropas, recebendo o apoio do chefe do Estado-Maior do Exército, o Marechal Castelo Branco, e
do governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto. Logo a seguir quase todos os Estados se aliaram ao golpe militar.
     No dia seguinte, o presidente seguiu para o Rio Grande do Sul e, no dia 4 de abril, exilou-se no Uruguai. O Senado declarou a vacância do cargo presidencial e empossou o presidente da Câmara. Ranieri Mazzili.
07. O que aconteceu no dia 31 de março de 1964? O que aconteceu com o presidente João Goulart, após o golpe de 1964?

Opção 2
Produza 5 desenhos detalhados, coloridos e explicados, um para cada parágrafo.



Atividade nº 1 do 2º bimestre do 9º ano
O regime militar e a redemocratização


- Atividades Curriculares:
  • Brasil – de 1964 a 1985 – 3 textos
  • A redemocratização e o governo Sarney – 2 textos

- Vídeos assistidos:
  • Brasil 500 anos – O Brasil República na TV
- No regime dos militares

- Desenvolvimento de projetos comunitários

- Diversões realizadas

- Tema Transversal:
  • Trabalho e Consumo

- Exposição das resenhas sobre o tema transversal Trabalho e Consumo

OBS: A atividade deverá ser finalizada da seguinte maneira:
- capa com desenho colorido e título original relacionados com o assunto;
- contra-capa com:
a) cabeçalho:
CMEJA – Núcleo Fátima
Atividade nº 1 do 2º bimestre
O regime militar e a redemocratização
9º ano – Data: ____/____/____
Aluno:____________________

b) apresentação da atividade, texto com um mínimo de 10 linhas;

c) explicações do desenho e do título da capa;
- as suas produções;
- uma página de arte e criatividade relacionada com o tema;
- a sua conclusão: texto com um mínimo de 10 linhas e
- a sua ficha de avaliação .

9º ano  – 2º bimestre – Atividade 1 – Texto 1 – Brasil  - De 1964 a 1985

     Com o golpe de 1964, os militares instauraram no país uma ditadura militar que durou 21 anos. O regime militar caracterizou-se pelo centralismo político e um extremo autoritarismo.
     O governo de Castelo Branco, 1964-1967   -    Após o golpe que destituiu o presidente João Goulart, assume o governo uma junta militar: general Artur da Costa e Silva, brigadeiro Correia de Melo e almirante Augusto Rademaker, que editaram o Ato Institucional nºl (AI-1) que suspende garantias constitucionais e estabelece eleições indiretas; o Executivo passou a ter direito de cassar mandatos políticos e decretar estado de sítio, sem consultar o Congresso. O Alto Comando das Forças Armadas indicou o marechal Humberto de Alencar Castelo Branco para assumir a presidência da República (governou de 15 de abril de 1964 até 1967). O AI-1 atingiu principalmente os líderes do regime deposto e as organizações que exigiam as reformas de base, como a CGT (Comando Geral dos Trabalhadores), a PUA (Pacto de Unidade e Ação) e as Ligas Camponesas. Nesse período, os militares prosseguiram instaurando inquéritos, seguidos de processos políticos, a cargo da Justiça Militar e cassando os mandatos de vários políticos (Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, João Goulart e outros).
     Houve também um fortalecimento do Executivo; e a criação da doutrina da segurança do Estado (atuação do Serviço Nacional de Informações. SNI). Em 1965, é editado o AI-2, que permite a intervenção do governo nos Estados e municípios e que o Executivo legislasse por meio de decretos-lei. Ocorre a extinção dos partidos políticos e a criação de apenas dois: a Aliança Renovadora Nacional (Arena) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
01. Depois do golpe de 31 de março de 1964, como o Brasil passou a ser governado?
02. O primeiro presidente militar após 1964 foi o marechal ___________________.
03. Quais os Atos Institucionais do primeiro governo militar após 1964? O que decidiam?
04. No período da ditadura militar que se instalou no Brasil após 1964, existiam apenas dois partidos políticos. Quais eram eles?

     De 1966 ao início de 1967, o Congresso Nacional permanece fechado. Uma nova Constituição é imposta ao país, a Constituição de 1967, que dá amplos poderes ao Executivo; cria eleições indiretas com voto nominal para presidente; diminui a autonomia dos Estados; enfraquece o Congresso e cria um tribunal militar para julgar civis.
     Política econômica de Castelo Branco: controle sobre a inflação, incentivo às exportações e busca de investimentos externos; arrocho dos salários, aumento das tarifas públicas e diminuição dos gastos do Estado, atos que favorecem a negociação com o Fundo Monetário Internacional (FMI), obtendo empréstimos. Os Estados Unidos renegociaram a divida externa do Brasil, e instalaram-se várias empresas norte-americanas no País.
06. Em 1967, foi feita uma nova Constituição para o Brasil. Cite algumas características dessa Carta Magna.
07. Como se caracterizou a política econômica no governo Castelo Branco?


Opção 2
Produza uma história em quadrinhos sobre o tema do texto com 2 quadrinhos para cada parágrafo, com personagens, cenários e diálogos através de balões.

9º ano  – 2º bimestre – Atividade 1 – Texto 2 – Brasil  - De 1964 a 1985

O governo de Costa e Silva, 1967-1969   -   Contra o governo, forma-se uma Frente Ampla, com representantes do MDB, do governo deposto em 1964, políticos cassados, estudantes e trabalhadores. Exigia anistia geral, elaboração de uma Constituição democrática e restabelecimento das eleições diretas em todo os níveis.
     1968: manifestações estudantis em diversas capitais e greves operárias, como a de Osasco, em São Paulo, e a de Contagem, em Minas Gerais. O Congresso Nacional foi outra vez fechado, e em 13 de dezembro de 1968 foi editado o Ato Institucional nº 5
( AI-5 ). Inúmeros mandatos foram cassados, o Congresso foi colocado em recesso,  as garantias individuais foram suspensas, é a fase do "endurecimento" do regime.
     No segundo semestre de 1969, a junta militar (que substituía Costa e Silva, que ficara doente) outorgou uma reforma da Constituição de 1967: reforça o poder do Executivo; mandato presidencial de cinco anos; mantidos todos os atos institucionais decretados depois de 1967; estabelecidos a pena de morte e o banimento do território nacional para os casos de subversão. General Emilio Garrastazu Médici é indicado para assumir a presidência da República.
01. Costa e Silva, ao assumir o governo, enfrentou a oposição  _________, com representantes do ______, do governo deposto em _______, políticos cassados, estudantes e trabalhadores. Esse movimento _________________________.
02. Em 1968, ocorreram no país: (  ) Manifestações da direita contra o governo.    (  ) Manifestações estudantis e greves de trabalhadores.    (  ) Marcha da Família com Deus pela Liberdade.    (  ) Manifestações dos militares contra Costa e Silva.
03. No governo Costa e Silva, foi editado o ______e outorgada uma reforma da ______. Essa foi uma fase de ________do regime.

     O governo Médici, 1969-1974   -    Presidente eleito indiretamente, ou seja, escolhido pelo Congresso Nacional. Principais fatos de seu governo: implantação da censura prévia em livros e jornais, além da eleição dos governadores por via indireta. Diminuição dos poderes do Legislativo, que se limitava a ratificar as decisões do Executivo. Período em que se intensificam as perseguições políticas, torturas e mortes nos órgãos de repressão. Enfrentamento armado da oposição contra o regime: Ação Libertadora Nacional (ALN), liderada por Carlos Marighella; Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), comandada por Carlos Lamarca; movimento guerrilheiro na região do Araguaia (sul do Para), ligado ao Partido Comunista do Brasil (PC do B).
     Política econômica: crescimento conhecido como "milagre econômico", quando Delfim Neto era ministro da Fazenda. Houve aumento e diversificação das exportações, modernização do país, mas empobrecimento do povo e crescimento da dívida externa. No final de 1973, o "milagre econômico" já começava a se esgotar.
05. Como foi eleito o presidente Emílio Garrastazu Médici?
06. O  que  caracterizou  o  governo  militar do general Médici?
07. Complete :
a) O crescimento da economia na época de Médici, quando ________ era ministro da Fazenda, ficou conhecido como _____________. Entretanto, esse crescimento já havia cessado por volta do ano de ______.
b) ALN era a sigla da _________. Seu líder era __________.
c) VPR era a sigla da ______________. Seu líder era ___________.
d) PC do B era a sigla do ___________.  Esse partido comandou um movimento __________ na região do ________.

    
Opção 2
Produza um depoimento de um brasileiro contemporâneo dos governos Costa e Silva e Médici contando sobre os acontecimentos acima, com um mínimo de 10 linhas. Lembre-se que um depoimento é escrito sempre em 1ª pessoa.

9º ano  – 2º bimestre – Atividade 1 – Texto 3 – Brasil  - De 1964 a 1985

O governo Geisel, 1974-1979   -    Características de seu governo: projeto de “distensão lenta, segura e gradual “, empresários criticavam a intervenção do Estado na área econômica, o governo militar continuou investindo em obras faraônicas: usina atômica de Angra dos Reis, as hidrelétricas de Itaipu e Tucuruí.
     Nas eleições parlamentares de 1974, o MDB recebeu votação maciça. O presidente cassou mandatos e, em abril de 1977, fechou o Congresso por 15 dias, editando o Pacote de Abril que amplia mandato de presidente para seis anos e cria os senadores biônicos, ou seja, indicados pelo governo. 1978: a oposição se organiza. Muitos que antes apoiavam o regime, como Magalhães Pinto, Severo Gomes e Hugo Abreu, agora o criticavam. Greves e protestos se generalizam.
O governo de Figueiredo: da "apertura" à abertura política (1979-1985)   -    O General João Batista Figueiredo indicado por Geisel é eleito por via indireta. Fatos de seu governo: Constituição reformada; extinção dos atos institucionais. 1979: anistia; greves operárias (ABC paulista, sob a liderança de Luís Inácio Lula da Silva); Arena e MDB são extintos e novos partidos criados: Partido Democrático Social (PDS), em substituição à Arena, que possuía bancada majoritária no Congresso; Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB); Partido Democrático Trabalhista (PDT); Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e Partido dos Trabalhadores (PT). 1980: emenda  constitucional restabelece eleições diretas para governadores. Em 15 de novembro de 1982: eleições diretas para governadores, senadores, deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores. Renegociação da dívida externa com o FMI. Em janeiro de 1984: início da campanha pelas eleições diretas para presidente da República (Campanha das Diretas Já).
01. A redemocratização do Brasil começou aos poucos, ainda nos governos militares de _______ e ________.
02. Coloque F para falso e V para verdadeiro:
(  ) No governo Geisel, a oposição ao regime militar tornou-se mais organizada. 
(  ) O governo militar de Geisel não aceitou nenhuma oposição, sendo conhecido como um período de endurecimento do regime.
(  ) Novos partidos políticos começaram a aparecer no governo Figueiredo.   
(  ) Os atos institucionais foram extintos após a reforma da Constituição no governo Figueiredo.   
(  ) Em 1982, finalmente ocorreram eleições diretas para presidente.
03. O que foi a Campanha das Diretas Já?
04. Quais foram os novos partidos políticos criados no final da ditadura militar no Brasil?
05. Quantos anos o Brasil viveu sob ditadura militar?
06. Leia os seguintes depoimentos colhidos em conversas informais: "Ao utilizar a violência armada, os grupos guerrilheiros mostravam que não eram diferentes dos torturadores" ; "O exército tinha de utilizar violência  porque a oposição estava sendo violenta" ; "Os dois lados eram iguais, ambos se valiam das armas" ; “Se os guerrilheiros vencessem, implantariam uma ditadura stalinista”. “Por isso, no final das contas,foi melhor o governo militar" ; "A ditadura militar não tinha moral para escolher as armas com que deveria ser combatida". O que você pensa sobre essas idéias? Concorda? Discorda?  Por quê? 
07. Hoje em dia, não há presos políticos no Brasil. Mas será que a tortura desapareceu? Você acha que a polícia tem o direito de torturar um criminoso comum? Justifique.
08. Você considera que a existência de uma ditadura pode prejudicar sua felicidade individual? Ou a felicidade depende apenas do individuo, pouco importando o regime político e a situação social do país em que se vive? Justifique.
09. Nos anos 70 e inicio dos 80 muitas músicas de Chico Buarque de Hollanda, Milton Nascimento, entre outros, continham mensagens políticas, criticas sutis. A música deve transmitir mensagens políticas? Justifique.

9º ano – 2º bimestre – Atividade 1 – Texto 4
 A redemocratização e o governo Sarney

     Nesse período virou-se uma página dolorosa da historia brasileira: a Constituição de 1988 enterrou os vestígios do autoritarismo dos anos passados.
     “Eu quero votar para presidente.” Era esse o espírito de amplos setores da população brasileira no final de 1984. Ciente disso, o Partido dos Trabalhadores resolveu reunir as forças da oposição e da sociedade civil para organizar a campanha que ficou conhecida por “Diretas Já! ‘. Outros partidos, depois. integraram a campanha”.
     O entusiasmo tomou conta dos brasileiros em inúmeras manifestações populares, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, estados governados pela oposição: Franco Montoro, do PMDB, em São Paulo, e Leonel Brizola, do PDT, no Rio de janeiro. Em abril daquele ano, em São Paulo, um grande comício reuniu mais de 1 milhão de pessoas, a maior manifestação popular da nossa história,
     Todas as esperanças de reverter o quadro de baixos salários, inflação e autoritarismo estavam depositadas na vitória da campanha pelas eleições diretas. Mas não foi o que aconteceu. Faltando 22 votos, a emenda constitucional que estabelecia a eleição direta para presidente foi derrotada no Congresso Nacional.
     A eleição para presidente, prevista para 1985, ainda foi, portanto, decidida no Colégio Eleitoral. Apresentou-se, pelo PDS, antiga Arena, Paulo Maluf, que havia sido prefeito e governador do estado de São Paulo, escolhido pelos militares. Pela Aliança Democrática. formada por PMDB e PFL (uma dissidência do PDS) apresentaram-se Tancredo Neves, governador de Minas Gerais, e seu vice José Sarney, ex-presidente do PDS.
     Depois de 21 anos, finalmente os militares se retiram da cena política: por larga margem de votos, Tancredo Neves venceu Paulo Maluf e foi eleito presidente.
     Tancredo Neves foi eleito, mas não tomou posse, logo apos a vitória, em 15 de janeiro de 1985, uma doença, até hoje não esclarecida, manifestou-se no presidente eleito. A faixa presidencial foi entregue a José Sarney o vice-presidente.
     A população acompanhou com grandes expectativas  a recuperação da saúde de Tancredo, que não ocorreu. Em cada boletim médico divulgado, as esperanças em um mandato de um representante das oposições ao regime militar iam sendo desfeitas.
     A morte de Tancredo Neves, em 21 de abril daquele ano, abalou o país. Por onde passou, o cortejo fúnebre do presidente eleito reuniu milhares de pessoas.
     Numa tentativa de romper com a permanência da inflação,que corroia os salários dos brasileiros, o presidente José Sarney lançou em fevereiro de 1986, o Plano Cruzado. Esse plano previa o congelamento dos preços e dos aluguéis. Previa também um reajuste do salário mínimo e reajustes automáticos sempre que a inflação atingisse 20% .
     O congelamento dos preços resultou em ganhos reais nos salários, provocando uma verdadeira corrida ao consumo. Com a falta de produtos daí decorrente, industriais e comerciantes começaram a violar o congelamento, provocando o retorno da inflação. Ao final do governo Sarney, os preços eram reajustados em 85% ao mês.
     Assim que foi eleito, o governo de José Sarney realizou importantes emendas à Constituição de 1967: o direito de voto foi estendido aos analfabetos e todos os partidos foram legalizados.
01 – Produza uma entrevista fictícia com presidente Sarney, pergunte-lhe sobre sua chegada ao governo e sobre os pontos positivos e negativos. Sua entrevista deverá ter uma ficha técnica, 6 perguntas com respostas e uma conclusão do entrevistador.
02 – Produza um diálogo entre 2 brasileiros no final governo Sarney, conversando sobre os planos econômicos lançados em seu governo. Mínimo de 15 linhas.

9º ano – 2º bimestre – Atividade 1 – Texto 5
A redemocratização e o governo Sarney

     Em novembro de 1986, deputados e senadores foram escolhidos para elaborar uma nova Constituição para o Brasil. Selecionamos alguns importantes direitos que foram reconhecidos na legislação trabalhista e eleitoral da Constituição de 1988. Acompanhe.
- Legislação trabalhista. Em caso de demissão sem justa causa, ao trabalhador com registro em carteira foi assegurado o direito de indenização equivalente a 40% do saldo do FGTS: um acréscimo de 50% sobre o salário devia incidir sobre as horas extras: a jornada máxima de trabalho foi fixada em 44 horas semanais: o direito de greve foi amplamente reconhecido a licença-maternidade foi estendida para 120 dias.
- Legislação eleitoral. As eleições para os cargos do Executivo passaram a ser feitas em dois turnos, definindo-se no primeiro turno apenas caso um dos candidatos obtivesse mais de 50% dos votos válidos. O direito de voto tornou-se facultativo para os eleitores entre 16 e 18 anos e com mais de 70 anos de idade.
     A Constituição de 1988, ao reconhecer também a necessidade de leis de proteção ambiental, o fim da censura às produções culturais e o direito dos povos indígenas às terras que ocupam, representou um enorme avanço rumo à organização de uma sociedade democrática menos desigual.
01 - Leia alguns itens da Constituição de 1988 e responda.
“Art. 5º
I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;
II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei;
III — ninguém será submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
IV — é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; [
VIII — ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política [
Art. 6°. São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a
previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta constituição.
Art. 7°. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais: [
III  - o fundo de garantia por tempo de serviço;
IV – o salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação,
educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social; [
Constituição da República Federativa do Brasil.
São Paulo: Atlas, 1988. p. 13, 16, 19 e 20.
a) Com base nesses itens, a Constituição de 1988 pode ser classificada como autoritária ou democrática? Justifique citando trechos da Constituição.
b) Classifique no quadro os direitos individuais e os sociais.
Direitos individuais                         Direitos sociais
c) Opine. A Constituição, que é a lei máxima no Brasil, tem sido cumprida? Justifique.
04 – Produza um discurso de um político sobre a Constituição de 1988. Mínimo de 10 linhas.



Atividade nº 2 do 2º bimestre do 9º ano
O Brasil na nova ordem mundial

- Atividades Curriculares:
  • O Brasil na nova ordem mundial – 2 textos
  • Um balanço do Brasil contemporâneo – 1 texto
  • Retratos do Brasil – 1 texto

- Vídeos assistidos:
  • Brasil 500 anos – O Brasil República na TV
- Da Nova República ao Real

- Desenvolvimento de projetos comunitários

- Diversões realizadas

- Tema Transversal:
  • Pluralidade Cultural

- Exposição das resenhas sobre o tema transversal Pluralidade Cultural

OBS: A atividade deverá ser finalizada da seguinte maneira:
- capa com desenho colorido e título original relacionados com o assunto;
- contra-capa com:
a) cabeçalho:
CMEJA – Núcleo Fátima
Atividade nº 2 do 2º bimestre
O Brasil na nova ordem mundial
9º ano – Data: ____/____/____
Aluno:____________________

b) apresentação da atividade, texto com um mínimo de 10 linhas;

c) explicações do desenho e do título da capa;
- as suas produções;
- uma página de arte e criatividade relacionada com o tema;
- a sua conclusão: texto com um mínimo de 10 linhas e
- a sua ficha de avaliação .

9º ano – 2º bimestre – Atividade 2 – Texto 1
O Brasil na nova ordem mundial

     Em 1989, depois de 29 anos, foram realizadas eleições diretas para a presidência da República no Brasil. A disputa foi decidida no segundo turno entre Fernando Collor de Mello e Luiz Inácio Lula da Silva. Collor sabia usar muito bem os meios de comunicação, em especial, a televisão. Apresentava-se como o jovem e dinâmico governador de Alagoas, pronto para moralizar e modernizar o país. O centro de sua campanha foi a “caça aos marajás”, funcionários públicos que ganhavam altos salários, um grande contraste, segundo Collor, com a miséria que vivia a maior parte da população brasileira. Ele foi candidato por um pequeno partido, o Partido da Renovação Nacional (PRN).
     Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT), oriundo do movimento sindical, propunha reformas sociais amplas, inclusive a reforma agrária, tão temida pelos latifundiários.
     O ex-governador de Alagoas foi eleito presidente com 36 milhões de votos, ante os 31 milhões obtidos por seu adversário. No candidato vitorioso, milhões de brasileiros depositaram a confiança de surgir um país melhor, sem inflação e mais justo.
     Nessas eleições, pela primeira vez na história do Brasil os analfabetos puderam votar, contrariando os argumentos mais equivocados que secularmente afirmavam que os analfabetos eram incapazes de posicionar-se politicamente.
     A primeira medida do novo governo foi o lançamento de um plano de combate à inflação, o Plano Collor. O plano estabeleceu o confisco dos depósitos bancários, em conta corrente, poupança e em outras aplicações, congelou preços e salários e promoveu o corte nas despesas públicas. O governo também iniciou um programa de privatização das estatais e de abertura do mercado brasileiro ao comércio internacional. O presidente afirmava que os carros nacionais eram “carroças”, comparados aos produzidos nos países ricos.
     Com a retirada do dinheiro em circulação, devido ao bloqueio das contas bancárias, a inflação cedeu. Ela, no entanto, voltou a crescer meses depois. Em 1991, além da alta dos preços, o Brasil enfrentava o aumento do desemprego, o achatamento dos salários e a paralisação da atividade produtiva. A popularidade do presidente despencou.
     A crise econômica agravou-se com as denúncias de corrupção feitas à imprensa pelo irmão do presidente, Pedro Collor. Nelas, Pedro revelava a existência de um enorme esquema de corrupção envolvendo Paulo César Farias, o PC, ex-tesoureiro da campanha de Collor. Por esse esquema, PC seria responsável por intermediar a liberação de verbas públicas para empresas privadas em troca de propinas. As denúncias levaram à abertura, pelo Congresso Nacional, de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), encarregada de conduzir as investigações.
     Enquanto a CPI descobria cada vez mais indícios de corrupção nas altas esferas do governo, a população seguia todos os passos pela televisão e pelos jornais. A indignação aumentava em praticamente todos os setores da sociedade civil. Jovens pintaram suas caras de verde- amarelo e saíram às ruas pedindo a saída do presidente. A opinião pública colocava-se claramente a favor do impeachment. Em outubro de 1992, a Câmara dos Deputados aprovou o afastamento de Collor até que o Senado julgasse o pedido de impeachment, assumindo o vice Itamar Franco. Em dezembro, no último minuto antes da votação do pedido do impeachment, Collor renunciou à presidência do Brasil, para não ter seus direitos políticos cassados. Porém, apesar da renúncia, Collor foi condenado pelo Senado por crime de responsabilidade e teve seus direitos políticos suspensos por oito anos.
     Itamar Franco assumiu efetivamente a presidência com a tarefa central de combater a inflação. As medidas para estabilizar a economia foram conduzidas pelo sociólogo e senador por São Paulo, Fernando Henrique Cardoso, que deixou a pasta das Relações Exteriores para comandar o Ministério da Fazenda.
     Em julho de 1994, o governo lançou o Plano Real. O novo plano criou uma nova moeda, o real, indexada ao dólar, e fixou medidas para reduzir as despesas públicas, consideradas o motor da inflação.
O sucesso do plano no combate à inflação decidiu o resultado das eleições presidenciais, realizadas em outubro de 1994. Uma habilidosa propaganda política transformou o candidato do governo, Fernando Henrique Cardoso, no pai do real. Nas eleições, Fernando Henrique (FHC) obteve 54% dos votos válidos e foi eleito no primeiro turno, derrotando, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.
01 – Escreva 02 cartas para os presidentes do Brasil deste período. Comentando sobre suas opiniões sobre a atuação deles na presidência. A correspondência deverá ter local e data, saudação inicial, introdução, desenvolvimento (suas opiniões), conclusão, saudação final e nome.

9º ano – 2º bimestre – Atividade 2 – Texto 2
O Brasil na nova ordem mundial

     O novo governo assumiu amparado em uma aliança entre o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), o partido do presidente, e o Partido da Frente Liberal (PFL), um agrupamento conservador com grande força política nos estados do Nordeste, e Fernando Henrique Cardoso deu continuidade à política de estabilização econômica iniciada com o Plano Real, baseada principalmente na redução do déficit público. Suas principais ações foram:• acelerou o programa de privatização das estatais, sobretudo no setor de telecomunicações, energia e siderurgia, • iniciou as reformas da Constituição, visando principalmente reduzir a participação do Estado na economia e enxugar a máquina administrativa.
     A inflação foi controlada, mas a um preço muito alto, o desemprego cresceu, principalmente nas indústrias, elevando a miséria, a concentração de renda e a violência no país.
     Em outubro de 1998, Fernando Henrique foi reeleito no primeiro turno para um novo mandato. A nova fase começou num momento difícil. A decretação da moratória na Rússia levou os investidores a retirar dólares aplicados no nosso país, temendo que o Brasil seguisse o mesmo caminho. O governo foi levado a desvalorizar o real, prejudicando empresas que tinham dívidas em dólar, além de elevar a dívida pública com bancos nacionais e internacionais.
     No campo social, algumas conquistas positivas marcaram esse período, como a ampliação das matrículas no ensino fundamental e a redução da mortalidade infantil no país.
     No ano 2002, houve eleições gerais no Brasil. Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente da República ao derrotar, no segundo turno, o candidato do governo,José Serra. O PT chegou ao poder com a responsabilidade de vencer um enorme desafio: manter a inflação sob controle e combater a desigualdade social no Brasil, onde 54 milhões de pessoas viviam em situação de pobreza.
     O Partido dos Trabalhadores teve bom desempenho em todo o país, mesmo nas classes médias, que tradicionalmente temiam as reformas propostas pelos partidos de esquerda.
     No governo, Lula seguiu a política econômica de seu antecessor, e manter a inflação baixa continuou sendo a principal meta do governo. Os juros altos, o aumento das exportações e o controle dos gastos públicos permitiram o controle da inflação.
     No terreno político, o governo foi abalado pelas denúncias de corrupção envolvendo assessores muito próximos ao presidente e alguns dirigentes do Partido dos Trabalhadores, bem como parlamentares da base aliada do governo no Congresso.
     No campo social, uma das principais realizações do governo Lula foi a implementação do Bolsa-Família, um programa de transferência de renda pelo qual o governo federal concede um beneficio mensal em dinheiro para as famílias em situação de pobreza, com renda per capita de até R$ 100 mensais.
     O programa Bolsa-Família é motivo de grandes discussões. Os defensores argumentam que a medida permite, gradualmente, promover a emancipação das famílias mais pobres do país, garantindo-lhes o acesso à verdadeira cidadania. Os críticos, por sua vez, acusam o governo de tentar combater a fome com um programa assistencialista, não atacando efetivamente a raiz da pobreza no país, que é a falta de empregos, os baixos salários e a fragilidade da nossa economia.

01 – Escreva 02 cartas para os presidentes do Brasil deste período. Comentando sobre suas opiniões sobre a atuação deles na presidência. A correspondência deverá ter local e data, saudação inicial, introdução, desenvolvimento (suas opiniões), conclusão, saudação final e nome.

9º ano – 2º bimestre – Atividade 2 – Texto 3
Um balanço do Brasil contemporâneo

     A inserção do Brasil no mundo globalizado, ao mesmo tempo em que proporcionou a modernização de setores da nossa economia, agravou o desemprego e a concentração de renda.
A modernização econômica - O Brasil mudou muito nas duas últimas décadas do século 20 A abertura da economia às importações, as estatizações e a modernização de alguns setores tiveram reflexos imediatos na economia e na sociedade. Alguns setores industriais tiveram muitas dificuldades de vencer a concorrência dos produtos estrangeiros, algumas vezes mais baratos e competitivos, como os do setor têxtil, atingido pela entrada dos tecidos chineses.
     Muitas empresas faliram enquanto outras foram obrigadas a se modernizar para se tornarem competitivas. Nas grandes cidades e mesmo no interior, as desigualdades sociais tornaram-se mais visíveis, por exemplo, com as mudanças nos padrões de consumo. Com a abertura comercial, carros importados caros passaram a ser vistos com mais freqüência nas ruas e estradas, enquanto aparelhos eletroeletrônicos sofisticados invadiam as casas dos mais endinheirados.
Os custos sociais da globalização - As mudanças advindas da inserção do Brasil na economia globalizada trouxeram custos sociais elevados. O desemprego estrutural tornou-se um sério problema nas cidades, atingindo principalmente os tradicionais centros industrias. A economia informal cresceu, muitos sindicatos perderam sua força, sobretudo pelo medo do desemprego, pela queda da oferta de empregos ou extinção de muitas funções, como no setor bancário, em virtude da grande automação. As greves, importante instrumento de luta dos trabalhadores, tornaram-se mais esporádicas. A urbanização se intensificou no país, e nas grandes cidades a violência, a miséria e as desigualdades sociais cresceram.
     No campo, a agroindústria exportadora firmou-se como um modelo agrário concentrador de propriedades e de riquezas. A soja invadiu os cerrados do Centro-Oeste, chegando às margens da Amazônia, alargando as fronteiras agrícolas do país, com a forte presença de gaúchos e paranaenses. No Sul e Sudeste, as agroindústrias alimentícias ampliaram seu raio de ação, concentrando a produção e restringindo o espaço dos pequenos proprietários. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), a partir da segunda metade dos anos 1980, tomou força e foi se disseminando por várias regiões brasileiras. Os conflitos sucessivos envolvendo a propriedade da terra apontam para a urgência de promover a reforma agrária.
Mudanças na tecnologia - Nos anos 1990, a velocidade e os efeitos das inovações tecnológicas foram marcantes. O Brasil passou a conviver com a internet, que foi colocada no ar para o grande público em 1995. O telefone celular, que no início da década de 1990 era ainda um artigo de luxo, tornou-se um fenômeno de consumo, ultrapassando a casa dos 80 milhões de aparelhos no Brasil em 2005.
     Os computadores reformularam conceitos de comunicação, de armazenamento de dados e de transmissão de conhecimento. Ao mesmo tempo em que abriram novas perspectivas profissionais ligadas à informática, extinguiram outras. A televisão também se popularizou e chegou aos lugares mais carentes e distantes dos centros urbanos, modificando hábitos, introduzindo valores e transformando as culturas regionais.
A revitalização do cinema - O cinema nacional, que tinha se retraído desde os anos do governo Collor, com o fim dos subsídios estatais à produção cinematográfica, ressurgiu com toda força. Em 1998, o filme Central do Brasil, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Montenegro, arrebatou platéias nacionais e internacionais. Foi o vencedor de importantes prêmios no mundo inteiro, como o Urso de Ouro e o Globo de Ouro, além da indicação de Fernanda Montenegro para o Oscar de melhor atriz.
     Central do Brasil levou para as telas os dramas sociais do Brasil do novo milênio: pobreza, desigualdades socioeconômicas, desemprego, a solidão das grandes metrópoles, a busca do afeto e o reencontro com as raízes. Nesse sentido, o filme não fala só do Brasil. Com uma linguagem universal, ele conversa com toda a humanidade.

01 – Dê novos títulos para os 4 itens acima e explique-os.
02 – Escreva como cada um dos 4 itens acima interferem ou se relacionam com a sua vida ou de conhecidos e comente.

9º ano – 2º bimestre – Atividade 2 – Texto 4 – Retratos do Brasil

População - Segundo o Censo Demográfico do ano 2000, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população total do Brasil era de 1 70 milhões de pessoas. A população cresceu cerca de 25 milhões desde o censo anterior, de 1991, e também ficou mais velha. A população de idosos era de 1 7,5 milhões, cerca de 9,7% do total de habitantes.
Raça ou cor - O número de brasileiros que se identificavam como pretos subiu de 5%, em 1991, para 6,1%, em 2004. A população branca era maioria no país: 51% das pessoas se declararam brancas, 42% pardas, 0,5% amarelas e 0,4% indígenas. O total de índios cresceu de 294 mil, em 1991, para 730 mil, em 2004.
Educação - Aumentou a freqüência das crianças na escola. Em 2003, 97% das crianças entre 7 e 14 anos de idade estavam matriculadas nas escolas, a maior parte delas (88%) nas escolas públicas. No entanto, quando se chegava ao ensino superior, o número de estudantes matriculados caía para 13%. Do total de alunos que freqüentavam o curso superior, apenas 3,6% eram negros.
Distribuição de renda - O 1% mais rico da população somava, em 2000, os mesmos rendimentos dos 50% mais pobres e os 10% mais ricos ganhavam 18 vezes mais que os 40% mais pobres e detinham 47% da riqueza produzida no país.      Metade dos trabalhadores brasileiros ganhava até dois salários mínimos. A população preta e parda recebia em média metade dos rendimentos dos trabalhadores brancos.
Urbanização - Em 2004, a grande maioria da população do Brasil, 83%, residia em áreas urbanas. Catorze municípios brasileiros apresentavam no ano 2004 população superior a 1 milhão de habitantes. Também cresceram as regiões metropolitanas, formadas a partir de municípios conurbados. O crescimento desordenado das cidades brasileiras tem gerado sérios problemas sociais, como a falta de moradias e de atendimento médico adequado.
Violência urbana - A violência urbana continuava a crescer no Brasil. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 60 países de diferentes regiões do mundo, o Brasil, em 2003, era a nação que apresentava a segunda maior taxa de mortes violentas, perdendo apenas para a Colômbia, onde uma guerra civil já dura cerca de 35 anos. Nas grandes cidades do país, em 2004, o índice médio era de 47 mortes por 100 mil habitantes no ano.

01 – Explique o crescimento da população idosa no Brasil.
02 – Apresente sugestões para melhorar a qualidade de vida dos idosos.
03 – Apresente uma razão por que mais pessoas se declararam pretas ou pardas.
04 – Segundo os dados, qual é a situação da evasão escolar no Brasil?
05 – A baixa freqüência de negros no ensino superior é uma expressão do preconceito racial no Brasil? Justifique.
06 – Aponte outros problemas relacionados ao crescimento desordenado das cidades.
07 – Que relação podemos estabelecer entre crescimento desordenado das cidades, violência urbana e distribuição desigual da renda?
08 – Produza um texto do Brasil que você espera baseando-se nos itens acima. Dê um título criativo.